Violência doméstica

Partilhar

Apenas divulgação... apenas informação do que se vai fazendo por outras bandas.

Em 2001 José Bono, presidente de Castilla-LaMancha, decidiu avançar na sua região com a Ley de Prevención de Malos Tratos y Protección a las Mujeres Maltratadas que previa a publicação numa página Web de um registo por ordem alfabética de todos os agressores de mulheres, condenados nos Tribunais de Castilla-La Mancha com prévio consentimento da vítima (ou dum seu familiar caso tivesse morrido) cujo nome (e de menores eventualmente envolvidos) era omitido.
O debate sociológico e jurídico em toda a Espanha foi intenso mas a medida não avançou porque violava a Lei de Protecção de Dados.





Como as sentenças judiciais são públicas Castilla-LaMancha passou a publicar e distribuir em Cd uma informação anual que agrupa as sentenças de maus tratos transitadas em julgado na região, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de cada ano.
Alguns "ayuntamentos" de Espanha seguiram o exemplo - o Ayuntamiento de Barakaldo (Viscaya) e o Ayuntamento de Plasencia (Cáceres).
Continua em Espanha este debate sobre a criação de um registo público de agressores, à semelhança do que já foi feito noutros países da Europa, onde a medida foi adoptada, nomeadamente na Suécia, onde com a divulgação da identidade do agressor se chegou a publicar a sua fotografia.
Para a presidente da Asociación de Mujeres Juristas Themis, Altamira Gonzalo, a medida é muito positiva: "Para luchar contra la violencia de género hay que llevar una política similar a la que se ha realizado con el terrorismo, como es el rechazo de la sociedad".
Monserrat Comas, presidente do Observatorio Contra la Violencia de Género del Consejo General del Poder Judicial, crê que a iniciativa favorece a prevenção do delito.
O porta-voz do Consejo General del Poder Judicial, Enrique López, defende que a publicação dos nomes dos agressores constitui uma dupla criminalização do condenado: "El castigo ya lo asegura la ley, en lo que hay que pensar es en la prevención de la violencia de género".

HIV SIDA

Partilhar

O anúncio português “Cinco razões para não usar preservativo” ganhou o primeiro prémio no concurso internacional European AIDS Video Clip Contest - Clip & Klar Europe 09, um concurso europeu anúncios institucionais de prevenção da sida. Vale a pena ver o anúncio, uma publicidade interessantes, quer do ponto de vista da mensagem, quer do ponto de vista estético e da forma como foi realizado.

O presente e o futuro

Partilhar

"No sábado passado durante a campanha da NOSSA CIDADANIA ao fazer uma volta pelos
bairros da cidade apanhei esta imagem na Achadinha e não tive dúvidas quanto ao seu simbolismo: estava esforçadamente este crioulinho a imitar o que vira os mais velhos fazer – desembaraçar-se do lixo …
Que seja esta imagem a esperança de gestos futuros para bem das nossa vilas, cidade, país e mundo …Cabe entretanto dizer: a luta continua!
Caboverdianamente
"

Recebi por e-mail e não resisti a publicar

Mandela

Partilhar

A Assembleia Geral das NU consagrou o dia 18 de Julho, dia do nascimento de Mandela, como o "Dia Internacional de Nelson Mandela".A data começa a ser comemoradoa no próximo ano.
Votada por unanimidade, pelos 192 Estados membros, a resolução assinala toda uma vida dedicada a causas defendidas pela ONU, como as relações inter-raciais, a promoção dos direitos humanos, a reconciliação e a igualdade dos sexos.
O ex-presidente sul-africano e Prémio Nobel da Paz, Nelson Rolihlahla Mandela, nasceu em Qunu, em 18 de Julho de 1918.
Figura maior da luta contra o apartheid, comandou a partir de 1961 o braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação, ou MK) e esteve preso durante quase trinta anos, de Agosto de 1962 até Fevereiro de 1990.
Justa a homenagem global a este símbolo e herói de várias gerações.

Ópera

Partilhar

Espectáculo de ópera ao ar livre numa pequena vila da Toscania (Itália) conduzido por Andre Rieu. Rigoletto, Traviata, Carmen, Aida na sublime condução de Rieu secundado por um magnífico coro protagonizado pelo público... é arte

Biblioteca Digital Mundial

Partilhar

O site Biblioteca Digital Mundial é simplesmente obrigatório. Encontramos obras da Biblioteca de Alexandria, da Universidade de Yale ou das bibliotecas nacionais do Egipto e da Rússia… Tudo organizado em categorias como o período histórico, local a que se referem, tópico, tipo de item ou instituição, e cada um deles conta com um texto de apoio (traduzido para português) que contextualiza o visitante com relação à peça.
Vale a pena a visita. E perder (ganhar) horas em cada visita!

Blabart - arte contemporânea online

Partilhar

Blablart.com é um site dedicado à arte contemporânea que permite aceder a 10 mil museus e galerias de todo o mundo.
A iniciativa de construir um site onde fosse possível visitar o mundo da arte contemporânea na sua globalidade é da jornalista portuguesa Maria Manuel Stocker, da curadora madrilena Helena Tatay e do "web master" catalão Alberto Lucas.
O site é extremamente interactivo e fácil de ser utilizado e permite visitar os museus do Canadá, as colecções brasileiras ou as galerias de Berlim, de Tokyo, de Praga, de Bamako e de muitos outros países sem sair do sofá e com poucos clicks.

Apetece

Partilhar

Sabe bem ouvir e descomprimir. Terez Montcalm em Sweet Dreams.

Dengue: números de emergência

Partilhar

8002008 e 8001112 são os números de emergência de informação sobre a dengue.
Divulguem

STOP Dengue

Partilhar

A dengue é transmitida através do mosquito Aedes aegypti (“indesejado” em grego).
Não há transmissão entre pessoas, sem a acção deste mosquito doméstico.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Segundo as estimativas da OMS anualmente entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas são infectadas em mais de 100 países.
O Aedes ataca de manhã cedo ou ao entardecer. Prefere tornozelos e pés porque voa baixo. A picada é quase indolor. O período médio de incubação é de 5/6 dias.
Não existe tratamento ou vacina contra a dengue. A solução está na prevenção e na diminuição dos locais onde as larvas se reproduzem. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer, por isso, as medidas individuais são importantes.
Para minimizar os riscos para nós e para os outros há que ter atenção a algumas “coisas” aparentemente básicas e que até são simples:
Vasos de flores
: mudar a água de dois em 2 dias e enchê-los de areia até à borda, verificar os pratos que pomos por baixo dos vasos (não basta deitar a água fora é preciso limpar e eliminar eventuais larvas).
Pneus velhos: não os deixar por aí e tentar que aqueles que estão nas nossas redondezas sejam recolhidos ou pelo menos eliminar a água e as larvas que lá estejam dentro e colocá-los a coberto
Depósitos de água, cisternas, piscinas e tudo aquilo que acumula água é risco acrescido neste momento; é preciso tapar, limpar, não deixar garrafas largadas por aí e os copos descartáveis devem merecer atenção. Não deixes a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente

Redes mosquiteiros e usar repelente são também boas medidas.
Divulguem as medidas que devem ser tomadas, chamem a atenção dos mais descuidados, reclamem com os vizinhos que têm depósitos abertos e se preciso for tapem as valas com areia.
Podem encontrar mais informação no site do Ministério da Saúde. Na net gostei deste guia brasileiro