STOP Dengue

Partilhar

A dengue é transmitida através do mosquito Aedes aegypti (“indesejado” em grego).
Não há transmissão entre pessoas, sem a acção deste mosquito doméstico.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Segundo as estimativas da OMS anualmente entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas são infectadas em mais de 100 países.
O Aedes ataca de manhã cedo ou ao entardecer. Prefere tornozelos e pés porque voa baixo. A picada é quase indolor. O período médio de incubação é de 5/6 dias.
Não existe tratamento ou vacina contra a dengue. A solução está na prevenção e na diminuição dos locais onde as larvas se reproduzem. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer, por isso, as medidas individuais são importantes.
Para minimizar os riscos para nós e para os outros há que ter atenção a algumas “coisas” aparentemente básicas e que até são simples:
Vasos de flores
: mudar a água de dois em 2 dias e enchê-los de areia até à borda, verificar os pratos que pomos por baixo dos vasos (não basta deitar a água fora é preciso limpar e eliminar eventuais larvas).
Pneus velhos: não os deixar por aí e tentar que aqueles que estão nas nossas redondezas sejam recolhidos ou pelo menos eliminar a água e as larvas que lá estejam dentro e colocá-los a coberto
Depósitos de água, cisternas, piscinas e tudo aquilo que acumula água é risco acrescido neste momento; é preciso tapar, limpar, não deixar garrafas largadas por aí e os copos descartáveis devem merecer atenção. Não deixes a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente

Redes mosquiteiros e usar repelente são também boas medidas.
Divulguem as medidas que devem ser tomadas, chamem a atenção dos mais descuidados, reclamem com os vizinhos que têm depósitos abertos e se preciso for tapem as valas com areia.
Podem encontrar mais informação no site do Ministério da Saúde. Na net gostei deste guia brasileiro

0 comentários: