Quem tem medo da Justiça?????

Partilhar

Ri-me com gosto. Confesso que quando me lembro solto o sorriso e o riso: “O MpD está disposto a ceder em algumas propostas, desde que haja um novo paradigma para a Justiça cabo-verdiana” LOL
Deixa ver o novo paradigma:
Buscas nocturnas: Com juiz diz o MpD. Vejamos este novo paradigma: às duas da manhã depois de detectar, entre as várias casas que se revezam na venda da droga, qual é que está de serviço, o inspector da PJ acorda o magistrado do MP que por sua vez acorda o juiz, ambos entendem a urgência e a necessidade de despirem o pijama, descalçarem as pantufas, vestir qualquer coisita e toca de ir buscar os carros e a PN (para proteger os magistrados que não se convencem que a coisa vai com uns coletes anti-bala).
Os carros da PJ, o carro do Tribunal e os carros da PN chegam discretamente, mas o raio dos narcotraficantes que não dormem e estão em plena hora de serviço são avisados pelos vigias colocados na entrada do bairro só para chatear o novo paradigma. Quando a discreta, eficaz e muito operacional caravana chega ao início da rua é recebida pelo anfitrião que os conduz à dita casa alvo da busca e simpáticamente (sim porque os maus não têm razões para ser antipáticos) oferece um chazinho e umas bolachinhas de soncent enquanto a malta da PJ faz a busca.
Três casas à frente os bandidos riem, como eu, às bandeiras despregadas… e aguardam o final da busca para voltarem ao serviço. Interrompem as gargalhadas quando alguém chega com um novíssimo filme porno e um grogue e pedem ao inspector da PJ: "Vamos ver o filme mas quando forem embora avisem que temos toda a clientela à espera!" Uma rua abaixo a maltosa impacienta-se na fila:" vamos dar uns kasu body para passar o tempo". Felizmente graças ao novo paradigma as ruas estão desertas e não há desprevenidos a passear...
Este novo paradigma é óptimo! LOL.
TPI: a esta os advogados moçambicanos responderam muito claramente, vale a pena dizer mais?! Mas claro que isso é em Moçambique, aqui temos o novo paradigma.
Extradição: a proposta mínima na AN ao abrigo da qual nenhum dos casos recentes teria sido extraditado – a propósito sou filha, sobrinha, prima amiga e irmã de emigrantes, fui emigrante e não somos bandidos… - não foi aceite pelo MpD. Deve ser do novo paradigma. Começa por "para". Parar esta malta que anda a levantar cabelo, vejam só o que fizeram no Sal. Sem mudança no Sal se mudou... ooops cala-te boca!

O novo paradigma do MpD para a criminalidade organizada é: nada mudar. Parar, parar agora.
Quem tem medo duma Justiça Virginia Wolf com ferramentas e ousada… LOL
Gargalhar, gargalhei com o ar sério dos guardiões da Independência da Justiça. Segundo o MpD (e dito com ar sério e compenetrado o que me leva a uma risota durante 5 minutos) o PAICV quer controlar a Justiça cabo-verdiana LOL.
Uma coisa fica a claro: a Constituição de 1992 destinou-se a controlar o poder judicial LOL. Tal como aquela disposição (que o PAICV se propõe mudar) que faz depender da autorização da AN os processos crime contra os membros do Governo.

Deixa continuar a ver este novo paradigma: um Conselho maioritariamente constituído por magistrados, fechado à opinião da sociedade cabo-verdiana e sem instrumentos, incapaz de proceder a uma transferência. Este é o novo paradigma?

Maravilhosa palavra esta: paradigma. Podemos repeti-la infinitamente, não cansa. Deixa um travo doce. às vezes convenço-me que não sei o que significa mas transporta-me para lugares maravilhosos quando conjugada com novo. N-O-V-O-P-A-R-A-D-I-G-M-A. Gosto, gosto mesmo.

É nestes momentos que lamento a minha falta de pachorra para palavras e a paixão pela acção.
Quem tem medo da Justiça da Virginia Wolf? Não sou má-língua, não vou dizer. MAS ANDA MUITA GENTE NERVOSA POR SEM MUDANÇA TERMOS SIDO CAPAZ DE MUDAR.

0 comentários: