Falava-se das mudanças climáticas

Partilhar

Falava-se das mudanças climáticas como coisa que supostamente poderia acontecer num futuro distante.
Algumas coisas que vão acontecendo, neste início de 2008, mostram que as mudanças já estão em curso:
Começou este mês o Festival de Gelo em Harbin, no nordeste da China, cidade famosa pelo seu festival de estátuas gigantescas de neve e gelo que atrai turistas de todo o mundo. Este festival começa a sofrer os efeitos das alterações climáticas. Nos últimos anos a duração das esculturas tem diminuído e em 2007 a cidade registrou a temperatura média anual mais alta em 126 anos. Antes, as obras aguentavam até Abril. Agora, mal sobrevivem a Fevereiro. As consequências para a cidade a nível económico são sérias já que a redução do período de vida das esculturas reduz o número de visitantes.
As partidas do clima não se ficam por aí. Na Índia o frio inusitado matou mais de 20 pessoas e caiu neve em Bagdad fenómeno que não acontecia há quase um século. Segundo o serviço de meteorologia iraquiano a neve foi o resultado do choque de duas massas de ar, uma fria e seca proveniente da Sibéria e outra quente e húmida, do Mar Vermelho.
Julgo que é altura de nos envolvermos todos nesta questão ou a questão vai envolver-nos! O tal futuro distante mais do que estar à porta, já entrou.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tens muita razão, não podemos continuar a fazer de cegos e surdos, as mudanças estão a acontecer a uma velocidade vertiginosa e parece que são ainda muito poucos os que estão conscientes deste facto! FAU

les uns et moi disse...

tem sim, Fau, a MM tem razao mas mudancas climaticas nao implica esta mudanca de cor no blog!!!!!
Valha-nos nossa senhora do arcoiris!

beijos de pertinho :)

MM disse...

Que coisa! O rosa decididamente afecta-vos! Ok lindas... vou mudar assim que descobrir um azul igual ao céu do farol (Já disse isto LOL)não é preciso apelarem para a Nª Senhora hehe
Beijos