Kiki Lima

Partilhar

Há poucos dias a Sónia – de férias aqui em Cabo Verde – insistia, apesar das minhas afirmações em contrário, que o Kiki Lima era angolano e foi preciso recorrer a testemunhos de outras pessoas para contrariar essa ideia feita que reflecte a pouca divulgação que vamos dando aos nossos artistas plásticos. Mesmo na música não é assim tão diferente: quantos clips do Vadu ou do Tceka estão no youtube? Estas divulgações informais são preciosas para dar a conhecer o que aqui se faz e a nossa cultura.
Voltando ao Kiki Lima. É cabo-verdiano sim senhora! Nasceu em Cabo Verde, Santo Antão, em Abril de 1953 e viveu largos anos em Portugal. É um artista multifacetado, além da pintura tem trabalhos de escultura, design e música.
Realizou dezenas de exposições individuais e participou em muitas outras colectivas, inclusive no estrangeiro em países como Angola, Brasil, Cuba, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Macau, Portugal, Suíça, e Estados Unidos.
Agradam-me a luminosidade e cor das suas telas inspiradas, muitas vezes em cenas quotidianas, destas ilhas, de trabalho ou de festa. Elas transmitem uma visão optimista talvez por causa das cores brilhantes. Em cima a tela "Rua de Lisboa" e aqui ao lado "Peixeiras"
Lembro-me de em 2006 ter ido à “Casa da Aginha” no Mindelo, S. Vicente, um espaço muito interessante onde se podia ver os seus quadros e saborear uns petiscos. Dizem-me que fechou, o que é uma pena.

2 comentários:

Anónimo disse...

São lindos... quem me dera ter um em casa!FAU

Anónimo disse...

em angola, artista e' artista :)
apesar de tudo...

papoila mangole'