A barragem do meu contentamento

Partilhar

Este post é especialmente dedicado ao "preto" Vences pela ingenuidade dum comentário: "Barragem?? Mas vocês têm rios?"
Onde está escrito que para ter barragem é preciso rio? Se está apague-se pois nós temos barragem (se calhar ninguém avisou alguns sonhadores que era preciso rio!). E cá está... a OBRA, com o aviso é a primeira. Outras se vão seguir – com turbinadores, espero, para que possam ser também pequenos centros produtores de energia (à maneira dos diques dinamarqueses ou filandeses, ó António meu amor manda-me lá documentação sobre isso).
Obra de orgulho nacional. Obra que marca e pode mudar a face e o futuro deste país. Obra que desafia os deuses das azáguas: nós fizemos a nossa parte agora é convosco.
O meu orgulho fica situado no município de Santa Cruz (Ilha de Santiago) tem 26 metros de altura, 15 metros de comprimento, uma albufeira com capacidade para armazenar 1,7 milhões de m3 de água e cobre uma área irrigada de 630 mil metros quadrados de terreno, beneficiando, directamente, São Lourenço dos Órgãos, a segunda freguesia mais pobre do país.
A barragem foi inaugurada em 3 de Julho de 2006 e está em curso a segunda fase do projecto, que consiste na construção de canais de irrigação e modernização da bacia hidrográfica da Ribeira Seca.
Outras coisas estão a ser feitas, introdução duma espécie de peixes (não me lembro do nome que o cérebro já não processa como antigamente, deve ser bug!) por causa dos mosquitos e claro gestão do espaço, pois a malta dos piqueniques e procissões acha que o lixo deve ficar para testemunhar a visita.
O que importa é que este ano a água da chuva não foi toda para o mar hehehehe!!!!
Aos que sonharam e concretizaram: respeitosos agradecimentos meus, do filho e dos netos e
bisnetos que conhecerão outro Cabo Verde.

1 comentários:

Sónia Sousa Pereira disse...

Boas notícias amiga!!

Cabo Verde - Verde todo o ano?

Coisa linda!!!

Parabéns.

N.