Carlos Cardoso, Jornalista

Partilhar

O jornalista, proprietário e editor do jornal "Metical", Carlos Cardoso morreu no dia 22 de Novembro de 2000, em Maputo. Foi assassinado quando investigava a corrupção e a lavagem de dinheiro e nos seus artigos mostrava-se convicto de que o crescimento de Moçambique era suportado pelo negócio da droga e da especulação imobiliária que tinha como principais beneficiários um grupo restrito de pessoas.
No último artigo que publicou referia que o dinheiro da droga era lavado através do BCM e do Banco Austral com cumplicidade oficial. Curiosamente depois da morte de Carlos Cardoso, o Banco Central tomou o controlo do Banco Austral e nomeou para a sua direcção António Siba-Siba Macuacua, que também foi assassinado a 11 de Agosto de 2001.
Em Janeiro de 2003, seis pessoas foram condenadas pelo assassínio, entre elas Aníbal António dos Santos Júnior (Anibalzinho) mas ficou sempre no ar a questão dos outros mandantes.
Vêm-me à memória as palavras de Mia Couto sobre Carlos Cardoso: Morreu porque «a sua aposta era mostrar que a transparência e a honestidade eram não apenas valores éticos mas a forma mais eficiente de governar. Morreu por ter recusado sempre as vantagens do Poder. Morreu por ter sido, por continuar a ser, o que muito poucos conseguem: Jornalista.”
Também poeta…
À noite quando me deito
em Maputo
não preciso de rezar.
Já sou herói.

0 comentários: