Lido por aí

Partilhar

Estas últimas duas semanas têm sido pródigas em afirmações que apetece comentar; confesso que fiz um esforço para ignorar (afinal há quem considere que os abstencionistas militantes não tem direito à opinião!) mas a carne é fraca e cá vai:

Taxas e impostos: Análises rápidas e sui generis brotam por aí (gostei daquela do imposto de circulação, o tal que é municipalizado). A rapidez que se afirma este tributo como imposto espanta-me. Afinal é matéria complexa que em países com menos complexos têm provocado inúmeros pronunciamentos dos tribunais constitucionais, pronunciamentos considerados normais e desejáveis pois são eles que norteiam a própria actividade legislativa - o regime de taxas autárquicas português teve a possibilidade de beber directamente duma decisão do Tribunal constitucional português, isso é bom! Por isso é que somos um Estado Constitucional.
O direito não é preto ou branco. As teorias sobre taxas e impostos são mais do que muitas e têm sofrido uma constante evolução.
Na verdade... olha deixa para lá! Afinal o que vale mesmo é ter opinião e prontos. Já agora fica também a minha opinião: não é um imposto!
O Governo perdeu as eleições e tem de se demitir: a princípio fiquei confusa, as eleições eram autárquicas ou legislativas? Vou à CNE e afinal são mesmo autárquicas. Ora mesmo somos um Estado de Direito Democrático e a Constituição prevê três eleições – presidenciais, autárquicas e legislativas - exactamente porque cada uma tem características muito próprias e… olha, deixa para lá. Também nunca percebi essa coisa de três eleições. Onde é que a malta estava com a cabeça? O melhor mesmo é uma única eleição, poupa-se muito dinheiro, energia e promessas…ah e euforias também.
Apelos às armas e aos golpes de Estado– não é novidade nesta nossa África a mania de tomar o poder pela força das armas, foi em nome da democracia e da liberdade de expressão que se deram vários golpes de estado. A estabilidade política, social e económica têm sido os trunfos de Cabo Verde… olha, deixa para lá: Golpe de Estado já e MM a presidente, a PM, a deputada e a presidente de câmara lol – aviso desde já que sou liberal, acredito na economia de mercado e na livre concorrência por isso adeus subsídios.
Recente crise do petróleo e alimentos pode afectar-nos – Recente? Afinal já andam nas bocas dos mais inadvertidos e distraídos desde 2007, antecedidos pelos alertas dos especialistas… Afecta-nos? Caramba este país importa o papel higiénico que consome! As variações dos preços nos mercados internacionais têm por isso que… olha deixa para lá; manda-se recado ao mundo que a gente não vai nisso; ou nos vendem ao preço antigo ou a gente invade… (se os USA podem invadir o Iraque para garantir o abastecimento de petróleo porque não podemos nós?? É mandar lá a malta aguerrida do golpe de Estado...)
Lamento, mas há coisas que não consigo levar a sério.

0 comentários: