Auto-censura?!

Partilhar

A Freedom House divulgou o relatório de 2007 e Cabo Verde é apontado como exemplo: é um dos 74 países (38%) considerados como Free. Note-se que 58 (30%) dos países em que incide o relatório foram considerados Partly Free e 63 países considerados como Not Freee e que nas suas conclusões a Freedom House destaca que apenas 18% da população mundial vive em países com uma imprensa livre. Desde o assassinato - como foi o caso da jornalista russa Anna Politkovskaya - em países como Rússia, Iraque, Filipinas, Paquistão e Sri Lanka, à violência sistemática como é o caso da Colômbia e do México – o país mais perigoso para o jornalismo de investigação – ou a repressão à media on-line - chegam mesmo a impedir o acesso a blogs hehehe - de tudo um pouco vai acontecendo aos jornalistas por este mundo fora.

No que toca a Cabo Verde aponta-se como obstáculo a uma plena liberdade de imprensa a auto-censura: "Self-censorship is also widely practiced among journalists and has been one of the largest obstacles in Cape Verde to the creation of a truly free press".
Auto-censura! Hum hum. Alguém me explica o que é isso??

1 comentários:

Anónimo disse...

Imprensa livre, significa povo mais feliz.
Em todos os lugares onde os veiculos de comunicação são censurados, avida das pessoas é mais difícil, os desmandos do poder público são evidentes, os ditadores são crueis e desumanos, rouba-se com frequência e facilidade.
A imprensa existe para fiscalizar.
Mas a imprensa tem que ser independente e honesta. Aí teremos uma grande nação e um grande povo.

Grato,
Guará Matos.

Nota: Guará Matos é brasileiro do Rio de Janeiro, radialista, atundo nas produções de rádio e TV, locutor, professor de judô e blogueiro.
O BLOG é: http://afogandooganso.blogspot.com.

Gostaria de receber uma visita.