Arca de Noé

Partilhar

Leio por aí que o Banco Global de Sementes foi inaugurado numa pequena ilha do arquipélago norueguês de Svalbard, no círculo polar Árctico. A "arca de Noé" também alcunhada como "cofre-forte do juízo final" por alguns é um projecto da ONU e do governo norueguês financiado por Bill Gates e pretende ser a memória viva dos dez mil anos da história humana na agricultura.
Na cerimónia de inauguraçãoStoltenberg e Wangari Maathai, ambientalista queniana que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2004, colocaram a primeira caixa com sacos de sementes de arroz da colecção do Banco de Sementes.
A Arca de Noé foi construída no interior de uma montanha gelada, a 120 metros de profundidade, a mil quilómetros do Pólo Norte, tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de amostras de sementes e está preparada para conservar as sementes durante anos mesmo que falte energia. Mais de cem países já enviaram cem milhões de sementes para Svalbard: arroz, milho, trigo, alface, batatas, entre outras espécies.
Segundo a Global Crop Diversity Trust que assegura a manutenção da Arca, o banco universal de sementes "preservará a biodiversidade das espécies e variedades agrícolas, o que permitirá restabelecer a agricultura no futuro, se houver uma catástrofe global, como uma guerra nuclear ou um desastre climático"
Hum, hum… estou de neura, não faço comentários. Acho interessante, mas estou de neura, não reflicto sobre o tema.
Parece-me bem mas continuo de neura. LOL

0 comentários: