Cimeira Europa-África ( e as galinhas)

Partilhar

Uma cimeira preocupada com a promoção da democracia em África, o Estado de direito e a boa governação e com o respeito pelos direitos fundamentais. Segundo a Declaração de Lisboa a Cimeira que reuniu a UE e a África proporcionou uma oportunidade única para abordar os desafios comuns com que hoje se confrontam os dois continentes.

Os direitos humanos no Zimbabwe e o conflito no Darfur foram "frequentemente" referidos nas intervenções públicas ou nas sessões plenárias e tratados como exemplos do que deve ser urgentemente resolvido no continente africano.

Robert Mugabe foi a estrela da companhia, antes e durante a cimeira. Não se percebe bem porquê. A violação maciça de direitos humanos no Sudão de Omar Al-Bashir é boa governação? O Meles Zenawi da Etiópia um exemplo de democrata? A Somália, o Congo... O presidente do Zimbabué provocaria tamanha reacção britânica, se os 4000 ou 5000 fazendeiros que ele expropriou não fossem brancos e britânicos?
Muitas graves situações de desrespeito pelos direitos humanos pelas quais são responsáveis alguns dos Presidentes presentes na cimeira não tiveram tanta cobertura mediática ou foram simplesmente ignorados...
Não resisto a uma pequena nota: As relações com África e a globalização assimétrica podem ser explicada através das galinhas. Na Europa come-se o peito do frango e exporta-se as pernas para África a preços imbatíveis. Consequência: os avicultores africanos não conseguem competir com os preços praticados. Ver a notícia no bilaterals.org . Um exemplo, de como uma economia africana pode ser dizimada a partir de uma história de galinhas nos Camarões…


Como boa notícia: a propósito da Cimeira a Visão portuguesa recupera o Index do Economist Intelligence Unit - Democracy para destacar positivamente o nosso país e afirmar que Cabo Verde é internacionalmente citado como um dos bons exemplos de África.

0 comentários: