Prevenção - Cancro da mama

Partilhar

Aqui em Cabo Verde está em curso a primeira campanha de prevenção do cancro do Cancro da Mama, sob o lema uma aposta para a vida, lançada pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género ( ICIEG) com acções de sensibilização e informação sobre a doença e a importância do rastreio para o diagnóstico precoce.

No Reino Unido, o ABC News noticia a invenção do chamado «Smart Bra». O inventor, Prof. Elias Siores, director do Centro de Pesquisa e Inovação da Universidade de Bolton espera que o seu uso leve à detecção precoce do cancro da mama. O soutien inteligente utiliza a mais avançada tecnologia criada pela ciência termográfica, detectando as mais pequenas alterações de temperatura que ocorram no peito. Esta tecnologia baseada em microondas passivas, actualmente é usada para detecção de submarinos e estrelas distantes.
Dum lado e doutro, boas notícias.

Inquietações em "enquete"

Partilhar

Demasiado sério - comentário de les uns et moi que há muito reclama um inquérito. Ké que se passa com esssa gaija - comentário da Fau que ameaça beber uns gins e passar por aqui.
Inquietudes! Idade que já pesa!
Ou mais simplesmente falta de inspiração (ou de tempo para a inspiração). Engraçado como a falta de tempo se transformou no meu álibi favorito para tudo...
Ou ainda curiosidade. Curiosidade em saber que pensais vós (minhas amarras) hoje, sim hoje!!
Não ontem. No ontem sei bem que a escolha seria algo parecido com o que cantam os Trovante "chamem palhaços e acrobatas; que o meu caixão vá sobre um burro".
Nestas estradas, encruzilhadas, desencontros e encontros, nestes percursos que com alguns já ultrapassam vinte (serão trinta?!) anos:
O que nos inquieta hoje? O que nos faria voltar à estrada? Levar com paus e pedras?

imagens de ca' tiradas por mitchado

Partilhar

Poligamia faz mal aos homens (e bem às mulheres)

Partilhar

Quanto mais poligâmica é uma espécie, mais rápido os machos envelhecem e morrem...

Um estudo da Universidade de Cambridge, da Grã-Bretanha, publicado na última edição da revista «Proceedings of the Royal Society», sugere que "quanto mais poligâmica é uma espécie, mais rápido os machos envelhecem e morrem." As companheiras, por sua vez, vivem durante mais tempo.
Ler AQUI

Imagens - Infinite OZ

Partilhar

A não perder.Sem comentários!!!

Pilobolus

Partilhar

Anúncio fabuloso protagonizado pelos Pilobolus. A propósito, vão estar no Coliseu; é daquelas coisas que gosto de dizer que não perderia se estivesse aí... mas o certo mesmo era perder


Novos menus nos restaurantes

Partilhar

Ponte de Lima inova. Delicioso o menu do restaurante "N´os Telhadinhos":

Partilhar


Sou ilhéu. Moro no meio do Atlântico. Preocupa-me como não podia deixar de ser o ambiente e as alterações climáticas. Os Estudos do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) concluem que a temperatura média global da atmosfera à superfície irá aumentar até 2100 num valor compreendido entre 1.4 e 5.8ºC, relativamente a 1990.
Ora, sabe-se lá porquê as zonas costeiras e as ilhas revelam-se extremamente sensíveis face a determinados fenómenos globais de alteração climática designadamente à elevação do nível médio do mar! Tenho mesmo que “give a damn”…
Cabo Verde é um país periférico e arquipelágico, que vive um período de transição, do grupo dos países menos avançados para o dos países de desenvolvimento médio – uma proeza se tivermos em conta os escassos recursos e os trinta e poucos anos que o país tem.
Transição ou encruzilhada? Neste mundo globalizado, em que a competitividade é deificada, pode um pequeno país lutar por um desenvolvimento que permita satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas?
Enfrentar os complexos desafios que se colocam a Cabo Verde, desde a redução da dependência energética, à exploração sustentada do turismo tendo em conta os seus impactes ambientais, sociais e económicos e o seu valor estratégico, passando pelo tratamento dos resíduos, não é fácil. E menos fácil é se atentarmos na necessidade de investimento externo para assegurar o tal desenvolvimento e na necessidade de competitividade. Convenhamos!

Mas a verdade é que é preciso termos consciência que a competitividade não se pode dissociar do ambiente e da sua protecção. Um exemplo é naturalmente o desenvolvimento do turismo, actualmente, a nossa “galinha de ovos de oiro, assume uma importância relevante e crescente em termos económicos mas impõe que sejam prevenidos os impactes negativos e de natureza cumulativa e dentre estes:

- construção de grandes infraestruturas na zona costeira;
- poluição da água do mar e das praias;
- perda de biodiversidade resultante, por exemplo, da erosão das dunas devido a construções e pressões das actividades dos visitantes;
- problemas urbanos, por exemplo a prostituição registada em muitos locais de grande afluência turística.

Ora, a qualidade de vida e as riquezas naturais e paisagísticas são o recurso primordial do turismo – sendo precisamente as suas principais vítimas no contexto de um desenvolvimento não sustentável. São claros os efeitos negativos que a diminuição da qualidade do ambiente tem na procura turística. Mata-se a galinha…
É certo que, cabo Verde tem utilizado, uma das chaves do sucesso de uma estratégia de desenvolvimento sustentável: a educação para a cidadania, que de facto se revela como uma condição indispensável da mudança de paradigmas culturais e valores éticos, sem a qual não há “governação responsável”, nem participação pública.
Mas falta informação, falta mobilizar e ajudar a sociedade civil a encontrar por ela própria soluções locais sustentáveis e a participar largamente na discussão da temática (como aconteceu há bem pouco tempo com o caso das descargas de águas residuais não tratadas com contaminação microbiana das águas costeiras), do enfrentamento dos desafios e a transformar-se na guardiã (não de tesouros) da sua sobrevivência.
Contribuindo assim, também, para o sucesso nos desafios que enfrentamos neste mundo global.

Passeando por Quintana

Partilhar

Passei por Quintana e não resisti a trazer comigo:

"Confissão
Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece...
Mas,
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto!
"

e mais uma:

"Às vezes tudo se ilumina de uma intensa irrealidade
E é como se agora este pobre, este único, este efêmero instante do mundo
Estivesse pintado numa tela,
Sempre..."

Blog Action Day - Meio Ambiente

Partilhar

No dia 15 de Outubro, blogs de todo o mundo, falarão sobre o mesmo assunto. Em 2007, o ano de estreia, o assunto escolhido é o "meio ambiente". E, consequentemente o futuro! Acredito que vamos ter unidade na diversidade (não uniformidade) e mostrar que pelo menos nos preocupámos e queremos mudanças.


Simply the best

Partilhar

Lido no Correio da Manhã de 2007-10-03:

Sempre tive um fascínio muito especial por Cabo Verde e pelo seu povo. Gente de uma terra pobre, sem recursos naturais e com escassez de água, tem sabido encontrar, através da sua fibra e carácter, a força para se desenvolver. Apostando forte no seu capital humano, mostra, dentro e fora de portas, que não há impossíveis para quem tem determinação e sabe para onde quer ir.
Neste sentido, Cabo Verde viu, há algum tempo, ser reconhecida a evolução positiva da sua situação socio-económica, de tal modo que iniciou um período de transição, deixando o grupo dos países menos avançados para integrar o dos países de desenvolvimento médio. Por outro lado, em Abril passado, no relatório do Banco Mundial, eram elogiados os seus resultados na Educação, com melhorias no sucesso escolar, sendo um dos três melhores países africanos nesse domínio.
Na semana passada, surgiram mais duas evidências impressionantes. Dois rankings internacionais colocam Cabo Verde em lugares invejáveis no contexto africano. Por um lado, entre 48 países africanos, surge como o 4.º melhor exemplo de boa governação, tendo subido dois lugares e ultrapassado mesmo a África do Sul. Neste índice da Fundação Ibrahim, só é superado pelas Maurícias e Seychelles. Por outro lado, ao nível da corrupção, medida pelo relatório da Transparência Internacional, entre 180 países, fica em 49.º lugar, sendo entre os países africanos o terceiro com menor corrupção, depois do Botswana e da África do Sul.
Estas avaliações internacionais são da maior importância e têm relevante significado. Sendo naturalmente correlacionadas, a boa governação e a baixa corrupção constituem condições necessárias para o combate à pobreza e para o desenvolvimento. Sem elas, torna-se manifestamente impossível melhorar a vida das populações. Toda a riqueza que existe – em recursos naturais ou gerada a partir do trabalho – esvai-se sem efeito útil. Enriquecem alguns, mas o povo desespera. Ora, Cabo Verde tem mostrado que é possível fazer diferente. E isso é uma boa notícia para todo o continente africano.
Mas esta evolução notável não está isenta de ameaças. Os riscos da contaminação pelo tráfico de droga e de armas e do crescimento descontrolado em torno de uma indústria do turismo em explosão constituem aspectos a ter em atenção pelas autoridades cabo-verdianas para que não se perca o que tanto custou a alcançar.
Neste contexto, o apoio que Portugal pode e deve continuar a dar a Cabo Verde, reforçando o que tem vindo a ser feito, faz todo o sentido. Para além do apoio bilateral, o nosso empenhamento para as negociações de Cabo Verde com a União Europeia para a consagração de um estatuto de parceiro privilegiado deve constituir uma prioridade.
Cabo Verde é uma razão de esperança na viabilidade do progresso da Humanidade e na autodeterminação dos povos. Com inteligência e com esforço, pelo seu pé e sabendo aproveitar bem as ajudas recebidas, tem feito um caminho que a todos ensina. Em África e fora dela.

Lido por aí!

Partilhar

O trabalho deu-me uma pequena pausa, a suficiente para, depois de um autismo que já dura semanas, espreitar o mundo e ler por aí coisas interessantes ou nem por isso. Volta rápida nos jornais e:
Espantoso ou hilariante?! O conhecidíssimo Ahmadinejad declarou enquanto respondia a perguntas sobre o tratamento duro e a perseguição política do regime iraniano às mulheres, homossexuais e académicos “No Irão não temos homossexuais” e continuou “As mulheres no Irão gozam de mais liberdade do que em qualquer outro lugar do mundo. A nossa população é a mais livre do mundo” Ora essa, não era preciso dizer. Eu nunca tive dúvidas sobre isso mas também nunca duvidei da existência do pai natal.
Esperança? Darfur. Darfur. O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma nova força de manutenção de paz que vai intervir no Chade e na República Centro-Africana, de forma a proteger os civis perto da zona do Darfur onde as milícias, têm repetidamente lançado atacando campos de refugiados e aldeias. A França, do Sarkozi, deve contribuir com cerca de 3 mil efectivos, no total.
Preocupante? Que significa o silêncio de Jerusalém e Damasco sobre o raide de 6 de Setembro? Acção preventiva contra o rearmamento pela Síria do Hezbollah - leio. Mas então os festejos do Governo israelita em caso de sucesso ou de Damasco em caso de fracasso. Hum.. o que se passou a 6 de Setembro foi algo de que não interessa a nenhum dos governos falar. Ou assumir.
Lidas estas coisas consola-me saber que Cabo Verde está, juntamente com as Ilhas Maurícias e o Botswana, no grupo dos cinco países africanos com melhor governação. Moçambique está na 23.ª posição numa lista de 48 países que coloca o Zimbabwe do Presidente Robert Mugabe em 31º.
É sempre motivo de orgulho mas queremos ser os primeiros!!
E vamos ser... a propósito os magistrados judiciais falam em greve! Eu sei eu sei, vários eméritos jurisconsultos diriam que é inconstitucional em qualquer sistema romano-germânico. Outros perguntariam se o Presidente também pode... afinal se um órgão de soberania pode os outros também!
Eu, mais simplesmente digo que é sinal dos tempos!! Um magistrado é, por mais voltas que se dê, um trabalhador como todos os outros. E é bom quando ele assim se vê. Restam as curiosidades jurídicas tipo quem é a entidade empregadora dum juiz hehehe, a quem mandaram o pré-aviso de greve hehehe
E pensando nelas regresso ao autismo.

ai o zacarias!!! ta' mal, podia ter avisado

Partilhar